Prefeitura Municipal de São Francisco do Piauí
História da Cidade

História do surgimento da cidade de São Francisco do Piauí

Um dos Primeiros habitantes  Sanfranciscano foi o Sr. Ernesto Correia, que comprou as terras da sede desta cidade do Sr. Manoel do Viu, como ficou, por muitos anos conhecida, a cidade de São Francisco do Piauí como “FAZENDA VIU”. O mesmo explorava a maniçoba; arvoreta da família das euforbiáceas ( manihotglaziovii) característica do Nordeste brasileiro da qual era extraída, no passado,  o látex para produção de borracha.

Com essa atividade o Sr. Ernesto Correia estimulou a vinda de outros habitantes como o Sr. Joaquim Moreira das Chagas que em 1920 adquiriu uma grande parte das terras de Ernesto Correia, transformando-a em pequenos lotes e doando a quem quisesse vir explorar o maniçobal. Nessa época destacaram-se moradores considerados ilustres como os senhores: Benedito Gomes, Francisco Moreira Reis, João Pequeno Barbosa, e Antônio Gonçalo Português, esse último e outros moradores, na década de 1920, construíram a pequena igreja de São Francisco de Assis (a igrejinha de pedra).  Nome que mais tarde foi a inspiração para o nome da nossa cidade São Francisco do Piauí. Hoje a igrejinha de pedra  é  conhecida como igreja de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, considerada atualmente um grande marco da nossa cidade e história. Todos esses cidadãos eram comerciantes e também exploravam a maniçoba. Neste mesmo período foi construído o primeiro galpão de feira livre ( Feito de palha)  para a venda de produtos para os habitantes da região.

Em 30 de novembro 1956, ainda pertencente ao município de Oeiras, essa localidade foi elevada a município, recebendo o nome de São Francisco do Piauí, pela lei Estadual de Nº 1453. A sede deste município fica a margem direita do Rio Piauí.

Somente no dia 23 de dezembro de 1958 São Francisco do Piauí foi elevado a categoria de município independente, através da luta incansável do saudoso Martinho Mendes de Carvalho ( que era um representante do município, um  vereador na época) o mesmo buscou a independência dessas terras para vê-la  como cidade.

O Sr. Joaquim Ferreira  da Silva, foi o primeiro prefeito do Município, não sendo eleito pelo voto popular e sim indicado pela justiça da época através de decreto, para governar apenas por alguns dias. Daí; ainda no ano de 1958, ocorreu a primeira eleição para aclamar o primeiro prefeito de fato e de direito de São Francisco do Piauí; O Sr. Elísio Madeira Martins.

O Município de São Francisco Piauí possui uma extensão territorial de 1.422Km2, limita-se ao norte com os Municípios de Nazaré do Piauí e Oeiras, ao sul com São José do Peixe, ao leste com Oeiras e Colônia do Piauí e a Oeste com São José do Peixe e Nazaré do Piauí.

Atualmente uma das atividades predominantes na cidade de São Francisco do Piauí é a extração da cera de carnaúba que serve para polir carro, produzir verniz, cosméticos etc, a qual substituiu o látex da maniçoba.

Para os que aqui nasceram o sentimento é de confraternização e agradecimento a todos os governantes que deram sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento do município e principalmente a população que é um povo incansável na labuta do dia a dia, seja no comércio, no campo, no rio, na cidade, todos incansáveis na busca do sustento diário dos seus e também do crescimento da cidade.